Translate

INTERCESSÃO MISSIONÁRIA
- Carlos Inwood "O soluço de um bilhão de almas na terra nos soa aos ouvidos e comove o coração; me esforço, pelo auxílio de Deus, para avaliar, ao menos em parte, as densas trevas, extrema miséria e o indescritível desespero desses milhões de almas sem Cristo. Medita, irmão, sobre o amor do Mestre, amor profundo como o mar; contempla o horripilante espetáculo do desespero dos povos perdidos, até não poderes censurar, até não poderes descansar, até não poderes dormir."

Quando dependemos da organização, conseguimos o que ela pode fazer – e isso é alguma coisa.

Quando dependemos da educação, conseguimos o que a educação pode fazer – e isso é alguma coisa.

Quando dependemos do dinheiro, conseguimos o que o dinheiro pode fazer – e isso é alguma coisa.

Quando dependemos do que a música e a pregação podem fazer, conseguimos o que a música e a pregação podem fazer – e isso é alguma coisa.

Quando dependemos da oração, conseguimos o que Deus pode fazer – e isso é tudo. (James O. Davis, p. 83).


O diabo não fica perturbado por hinos especiais, sermões dinâmicos e reuniões evangelísticas que não foram banhados em oração pela salvação dos perdidos. O diabo dá gargalhadas de muitos dos esforços de evangelismo da Igreja. A intercessão é mais do que mencionar meramente frases decoradas na oração. Os ministros têm de orar quando sentem vontade. Caso não a sintam, devem orar até senti-la.

Ninguém é maior do que sua vida de oração. O pastor que não está orando, está brincando;

O crente que não está orando, está se desviando. [...]

Temos muitos que organizam, mas poucos que agonizam;

Muitos que tocam, poucos que oram;

Muitos que cantam, poucos que se consagram;

Muitos pastores, poucos lutadores;

Muitos espantos, poucos prantos;

Muita ilusão, pouca paixão;

Muitos que interferem, poucos que intercedem;

Muitos escritores, mas poucos batalhadores;

Fracassar na oração, é fracassar em tudo. (James O. Davis, p.85).

A oração não é meramente uma questão de importância, mas de afinidade com Jesus Cristo.

Que esta mensagem sobre a oração faça com que você reflita e seja um intercessor constante da obra missionária.

Tirado do site www.semipa.org.br

Por Missionário Antenor (Nepal)

Por Missionário Antenor (Nepal)
POR MISSIONÁRIO ANTENOR (NO NEPAL)

Por Missionário Antenor (Nepal)

Por Missionário Antenor (Nepal)
POR MISSIONÁRIO ANTENOR (NO NEPAL)

Reflexões sobre Missões

Reflexões sobre Missões

Reflexões sobre Missões

Reflexões sobre Missões

Reflexões sobre Missões

Reflexões sobre Missões

sábado, 19 de fevereiro de 2011

NEEM

 SURPREENDENTE NEEM

A farmácia do vilarejo” - é assim que as pessoas na Índia chamam o neem (espécie de cinamomo). Há séculos as pessoas naquele país recorrem ao neem em busca de alívio para dor, febre e infecções. Visto que crêem que o neem pode ajudar a purificar o sangue, muitos hindus iniciam cada ano comendo algumas folhas de neem. As pessoas também limpam os dentes com galhinhos de neem, usam sumo de folhas de neem para afecções da pele e tomam chá de neem como tônico.
Em anos recentes os cientistas têm manifestado cada vez mais interesse no neem. Porém, um relatório científico intitulado Neem – A Tree for Solving Global Problems (Neem – Uma Árvore para Resolver Problemas Mundiais), acautela: “Embora as possibilidades pareçam quase infinitas, ainda não há nada definido sobre o neem. O cientistas mais entusiasmados com a planta e seu potencial admitem que, nesse estágio, a evidência para apoiar suas expectativas é inconclusiva.” Contudo, o relatório também declara: “Duas décadas de pesquisas revelaram resultados promissores em tantos campos de estudo que essa espécie obscura pode vir a trazer enorme benefício tanto para os países pobres como para os ricos. Até mesmo alguns dos pesquisadores mais cautelosos dizem que o 'neem merece ser chamado de planta maravilhosa'.”


O que a árvore fornece

Encontrado em regiões tropicais, o neem pertence à família do mogno. Chega a 30 metros de altura e pode atingir uma circunferência de mais de 2,5 metros. Visto que raramente perde as folhas, fornece sombra o ano inteiro. Cresce rápido, precisa de pouco cuidado e se dá em em solo pobre.
Foi introduzido na África Ociental no início deste século para fornecer sombra e impedir o avanço do deserto do Saara em direção ao sul. Os silvicultores também introduziram a árvore em Fiji, em Maurício, na Arábia Saudita, nas Américas Central e do Sul e nas ilhas do Caribe. Nos Estados Unidos, há fazendas experimentais em áreas do sul do Arizona, da Califórnia e da Flórida.
Além de fornecer sombra o ano todo em climas quentes, o neem pode ser usado para lenha. Também, sua madeira, que resiste a cupins, é útil para construção e carpintaria. Assim, a julgar apeas sua utilidade como árvore, o neem se sai muito bem. Mas não é só isso.

Os insetos o detestam

Visto que sabem há muito tempo que as folhas de neem repelem os insetos nocivos, as pessoas na Índia colocam essas folhas em camas, livros, depósitos, armários e guarda-roupas. Em 1959, um entomologista alemão e seus alunos se interessaram em pesquisar o neem depois de presenciar uma imensa praga de gafanhotos no Sudão, na qual bilhões desses insetos devoraram as folhas de todas as árvores, exceto as do neem.
Desde então, os cientistas descobriram que o complexo arsenal químico do neem é eficaz contra mais de 200 espécies de insetos, bem como contra vários ácaros, nematódeos, fungos, bactérias e até vírus. Numa experiência, os pesquisadores colocaram folhas de soja num recipiente junto com besouros-japoneses. A metade de cada folha havia sido borrifada com extratos de neem. Os besouros-japoneses devoraram as metades não tratadas de cada folha, mas nem tocaram nas partes tratadas. De fato, preferiram morrer de fome em vez de comer um pedacinho que fosse das metades das folhas que haviam sido tratadas.
Essas experiências sugerem que pode ser possível desenvolver um pesticida barato, não-tóxico e fácil de preparar como alternativa a certos pesticidas sintéticos. Na Nicarágua, por exemplo, os agricultores misturam sementes pulverizadas de neem com água, numa proporção de 80 gramas de semente para cada litro de água. Deixam as sementes pulverizadas de molho durante 12 horas, coam-nas e borrifam a água nas
plantações.
Os produtos feitos com neem não matam a maioria dos insetos de imediato. Eles alteram os processos vitais dos insetos, de modo que com o tempo esses não conseguem mais se alimentar, se reproduzir ou se metamorfosear. Mas ao passo que os produtos derivados do neem são nocivos para os insetos, não parecem ser perigosos para pássaros, animais de sangue quente ou humanos.

A farmácia do vilarejo”

Há também outros benefícios para os humanos. As sementes e as folhas contêm substâncias antissépticas, antivirais e fungicidas. Alguns sugerem que o neem talvez possa combater inflamações, hipertensão e úlceras. Diz-se que remédios de extratos de neem são eficazes contra diabetes e a malária. A seguir, outros benefícios em potencial:
Repelente de insetos. Uma substância encontrada no neem, chamada salanina, repele muito bem certos insetos que picam. Um repelente contra moscas e mosquitos, feito de óleo de neem, já está disponível no mercado.
Higiene dentária. Milhões de indianos arrancam um galhinho de neem toda manhã, mastigam a extremidade para amaciá-la e usam-na para esfregar os dentes e as gengivas. Pesquisas revelaram que isso é bom porque algumas substâncias da casca são antissépticos poderosos.
Propriedades contraceptivas. O óleo de neem é um espermicida forte e se mostrou eficaz em reduzir a taxa de natalidade de animais de laboratório. Experiências com macacos indicam que as substâncias do neem também podem tornar possível a fabricação de uma pílula anticoncepcional oral para homens.
É evidente que o neem não é uma árvore comum. Embora não se saiba tudo a seu respeito, o neem é muito promissor para melhorar o controle de pragas, conservar a saúde, ajudar no reflorestamento e talvez impedir a superpopulação. Não admira que as pessoas chamem o surpreendente neem de “presente de Deus para a humanidade”.
Nigéria
Escritor desconhecido